segunda-feira, 9 de setembro de 2013

{DIY} Painel de coração e luz

Gente, sabe quando você entra naquela fase que quer mudar sua casa completamente? Pois bem, estou! Ai que não paro de ver blogs de decor, esse especialmente e olha só o que a Ana Medeiros do A casa que minha vó queria, nos ensina: Painel de coração e luzes! Lindo!!!


Material:
01 painél de MDF, que no meu caso utilizei uma peça de 70x70cm.
04 Ripas para servir de moldura ao redor desse painél.
01 Tinta para pintar a moldura.
01 Tecido para cobrir o fundo (Opicional). Você pode optar por pintar tambem.
16 Bocais de porcelana.
16 Lâmpadas (Daquelas redondinhas, semelhantes das utilizadas em camarim, rs)
05 Metros de fio paralelo 2mm
01 Fita isolante
Vários parafusos



Passo 1 – Prepare o painel.
Para evitar a fadiga, solicitei a peça pronta para um artesão barateiro aqui da cidade. Ela mede 70x70cm, e a moldura, que possui 5cm de largura, ficou disposta como um perfil ao redor da chapa. Não é nada muito complexo de fazer, mas por puro comodismo preferi comprar pronta essa parte. Todas as peças possuem 9mm de espessura.
Agora podemos começar de fato:
Com a peça pronta, é só pintar a moldura e cobrir o fundo com cola branca para colar o tecido. Tecido pronto, passe uma camada da cola um pouco diluída em água por cima dele, para impermeabilizá-lo. Recomendo que você espere a cola secar antes de cortar o excedente do tecido. As fotos são bem didáticas…




Passo 02 – Desenhando o coração
Com o tecido completamente seco e colado sobre o fundo do seu painel, esboce o desenho que servirá de guia para a fixação dos bocais. Faça marcações para determinar as distancias entre os bocais. Use um giz, já que sai facilmente depois.




Passo 03 – Faça a furação e fixe os bocais.
Para cada bocal, você deverá fazer 03 furos, sendo um para prender o bocal e mais dois para passar os fios. Antes disso, você deverá fixar 01 fio para cada terminal do bocal conforme foto, lembrando que cada bocal possui 02 terminais, então serão dois pedaços de fio por bocal. 




Ficou assim…

 

Passo 04 – Conecte os bocais em uma única instalação
Para ligar todos os bocais simultaneamente, conectei a um par de fios, dos quais tive o cuidado de desencapar em diversos trechos conforme fotos. Se ficar com dúvida, peça ajuda a um profissional da área, com eletricidade não se brinca né?
Após conectar todos os bocais no mesmo par de fios, ligue a ponta desse sistema a um novo fio paralelo que será conectado a tomada com o plug adequado. Ao fim desta etapa, sua instalação deverá estar mais ou menos parecido com a última foto.

Pronto, agora é só colocar dois parafusos na parede e fixar à peça. Você também poderá explorar outras possibilidades com esse projeto, como por exemplo, letras ou nomes iluminados, desenhos diversos e por aí vai…


Só não esqueça de mandar pra fotos pra gente!



Lindo né gente?

Via: A casa que minha vó queria 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alguma ideia? Alguma dúvida? Comente!